A estrias caracterizam-se clinicamente pela morfologia, em geral linear, aspecto atrófico, e superfície que pode ser discretamente enrugada, com pequenas rugas transversais ao seu maior eixo, que desaparecem à tração. Inicialmente são eritematosas ou mesmo violáceas. Após meses, adquirem uma tonalidade esbranquiçada.
Um estudo coreano confirmou a eficácia do tratamento combinado para estrias.
A melhora foi avaliada através de uma escala visual analógica (intervalo 1-4). O escore clínico de melhora dermatológica foi de 2,2 no grupo tratado com laser de CO2 fracionado, 1,8 no grupo tratado com RF com microagulhas, e 3,4 no grupo da combinação. Através da biópsia da pele, observou-se epiderme espessa e um claro aumento do número de fibras colágenas nos sítios de tratamento combinado. Consistente com estes resultados, uma maior expressão do fator de crescimento β1 e estratifina foi observado nos sítios tratados.
Conclusão : A terapia combinada de RF fracionada com microagulhas e laser CO2 fracionado é um protocolo de tratamento seguro, com um efeito terapêutico positivo sobre as estrias de distensão.
Dra. Mônica Linhares Lima, consultório particular Espaço Saúde Rio
Fonte: Ryu HW, Kim SA, Jung HR, Ryoo YW, Lee KS, Cho JW.
Dermatol Surg. 2013 Jul 29.
Dermatologia Estética – Maria Paulino Villarejo Kede/ Oleg Sabatovich – 2ª. Edição – cap 13.1 – pg. 515
Dermatol Surg. 2013 Jul 29.
Dermatologia Estética – Maria Paulino Villarejo Kede/ Oleg Sabatovich – 2ª. Edição – cap 13.1 – pg. 515
Nenhum comentário:
Postar um comentário