O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Terapia Fotodinâmica para Hiperplasia Sebácea



Tratamento da hiperplasia sebácea com a terapia fotodinâmica

A hiperplasia sebácea é uma afecção frequente, benigna das glândulas sebáceas nos adultos com idade mediana ou mais velhos, com uma frequência de aproximadamente um por cento. Ela atinge, no entanto, 10% ou mais dos pacientes sob tratamento imunossupressor crônico. As lesões podem ser únicas ou múltiplas e se manifestam geralmente sob a forma de pequenas pápulas amareladas e suaves. Elas estão presentes, sobretudo, no rosto (em especial, no nariz, bochechas e na fronte), mas podem ser encontradas também no peito, aréola, boca, escroto, prepúcio, pênis e vulva. Há diferentes variantes: gigante, linear, difusa e uma forma familiar. A hiperplasia sebácea é totalmente benigna e não necessita de tratamento. No entanto, estas lesões são com frequência indesejáveis por razões estéticas e, às vezes, desagradáveis pois são irritáveis (Hogan 2014).

Há diversas opções terapêuticas para tratar estas lesões: tratamento químico com ácido tricloracético, tratamento com laser, CO2 ou com corante pulsado, crioterapia com nitrogênio líquido. Todas estas técnicas podem levar a riscos cicatriciais ou problemas de pigmentação. Por outro lado, se estas técnicas reduzem efetivamente a espessura da lesão, elas têm uma ação limitada sobre a parte dérmica da glândula hiperplásica.

A tretinoína creme ou gel usada diariamente apenas limita a progressão da hiperplasia. Enfim, a isotretinoína oral provou a sua eficácia na eliminação das lesões depois de 2 a 6 semanas de tratamento, mas as lesões reaparecem depois da parada do tratamento. Assim, é necessário prescrever doses de manutenção na faixa de 10-40 mg a cada dois dias.


A terapia fotodinâmica foi proposta como alternativa terapêutica.No estudo de Calzavara-Pinton, aplica se um ácido levulínico por cerca de 1 hora sob oclusão e colocar a luz vermelha por cerca de 20 a 30 minutos; as sessões com intervalo de 2 a 3 semanas entre elas demonstrou eficácia prolongada no controle das hiperplasias.




Nenhum comentário: