Pele negra – Características , cuidados e tratamentos.
A pele negra é uma pele que precisa de cuidados especiais.Apesar de ter vantagens sobre a pele clara,como maior resistência,menor tendência a flacidez,mas ela também tem suas particularidade.Hoje em dia a maioria da população brasileira e mundial tem algum decesdente negro ou asiático.Essa mistura maravilhosa de cores trazem benefícios que a própria natureza faz sua seleção natural.Com certeza pessoas de pele clara,olhos verdes os chamados caucasianos vão passar a ser extinção.Naturalmente com a camada de ozônio sendo danificadas e as pessoas mais suscetíveis acabaram tendo mais doenças e câncer de pele.Mas a pele negra também não irá escapar por isso deve ser ter o maior cuidado em tratá-la e preveni-la de doenças futuras.
A pele negra apresenta menos incidência de câncer e menor grau de envelhecimento. Segundo os Tratados de Dermatologia , os brancos têm 15 vezes mais chances de apresentar câncer de pele que os negros.
É claro que a diferença não se resume à pigmentação, o que se observa em indivíduos de qualquer idade, é que a pele negra tem maior firmeza, é mais lisa e mais resistente aos fatores irritantes em geral, como informa o Journal of American Academy of Dermatology, ou seja, a pele negra é mais lisa porque envelhece menos devido à proteção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). É mais resistente porque a camada córnea é mais espessa, e devido a isso acne e foliculite podem surgir. Outro parecer do Journal of American Academy of Dermatology é que a coesão das células é mais forte e existe também maior conteúdo lipídico, o que mantém maior hidratação.Mas estas características não livram a pele negra de sofrer certos problemas dermatológicos de maneira mais freqüente e intensa do que as pessoas de pele mais claras. A maior quantidade de melanina, por exemplo, protege do sol, é verdade, entretanto pode significar maior incidência de manchas na pele, isso porque a melanina tende a escurecer em regiões da pele que venham a sofrer qualquer agressão (como atrito ao esfregar a pele). Assim sendo, acne, queimaduras ou qualquer procedimento cirúrgico ou estético – depilação ou peeling em qualquer parte do corpo – provocam o aparecimento de manchas. São manchas inespecificas de tamanhos variados e não têm relação com sexo ou idade. São mais fortes nas áreas expostas e nas áreas de dobras onde a pele é mais fina. A pele negra também está mais sujeita ao melasma, mancha que aparece no rosto, sem causa aparente e que geralmente está ligada à gravidez, pílulas anticoncepcionais e radiação solar.
O s cuidados com a fotoproteção são essenciais mais o Fator de proteção pode ser baixo como FPS 15 ,normalmente os cosméticos tem que ser livre de óleo pois a pele destes pacientes tende a ser mais oleosa.Para realizar algum tratamento facial para clareamento de manchas ou hiperpigmentação residual não deve ser muito ablativos ou seja agressivos pois,pode acabar piorando as lesões,as peles negras também são peles que normalmente são sucessiveis em apresentar foliculite de barba,atopia e acne.Todos cuidados são importantes com esta pele mas hoje em dia a cosmética e a tecnologia vem preparando produtos e aparelhos específicos
A acne na pele negra pode acarretar manchas escuras principalmente se houver exposição ao sol, e a foliculite está associada ao tipo de pêlo mais encaracolado nos negros. A predisposição genética também traz alguns problemas específicos para quem tem pele negra: eles sofrem maior incidência de quelóides (cicatrizes volumosas) e cicatrizes hipertróficas (aquelas que ficam parecendo um cordão endurecido). Os tratamentos mais modernos e que podem ser realizados para tratar quelóide é laser fracionado e infiltração de corticóide nesta lesões. E é muito comum também o aparecimento de dermatose papulosa nigra (pontinhos pretos elevados e escuros).
Como qualquer pele oleosa, a pele negra deve ser tratada à noite com produtos hidratantes com base em gel, e pela manhã fotoprotetor também com base em gel. Você deve estranhar a indicação do fotoprotetor, mas embora a pele negra seja mais protegida, a incidência de manchas é muito grande, tanto quanto na pele muito clara. Recomenda-se também uma esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. No caso especifico das manchas o tratamento deverá ser feito com substâncias despigmentantes como hidroquinona, ácido kojico, ácido fítico, ácido azelaico, entre outros, mas com muita cautela e com profissional capacitado.
Não esquecer de proteger a pele, principalmente nas áreas de atrito para evitar as manchas escuras.
Att, dra monica linhares
Nenhum comentário:
Postar um comentário