Como um bom desodorante faz a diferença para a sua proteção, selecionei algumas questões que devem ser analisadas quando você for comprar o seu.
Você sabe o que diferencia um desodorante de um antitranspirante axilar?
Os desodorantes são cosméticos que controlam, camuflam ou mascaram os odores do corpo. Como cosméticos, não visam alterar o processo fisiológico da transpiração. Os antitranspirantes alteram o processo natural da sudorese, e assim, são considerados uma droga de venda livre. Eles frequentemente também são desodorantes.
Já há algum tempo apareceram nas prateleiras diversas opções de desodorantes com o propósito de retardar o crescimento dos pelos. Apesar de existir um produto importado comprovado cientificamente este retardo (eflornitina), essa substância não é a mesma encontrada nesses desodorantes.
Recentemente fui questionada por uma paciente se esse novo tipo de desodorante traria algum problema, até por que o uso de desodorante sempre causou muita controvérsia no meio científico, ora pelo alumínio ora pelo parabeno.
Fiquei curiosa em saber que substância e com qual mecanismo ela agiria e após exaustiva pesquisa cheguei a algumas respostas interessantíssimas e ainda descobri o que está por trás desses e de outros lançamentos que virão por aí, que entrego para vocês agora.
Mecanismo de ação:
Inibição de proteases (enzimas) que estariam envolvidas na formação de vasos (angiogênese) o que atrapalharia a nutrição do pElo, retardando assim seu crescimento.
Vantagem de usar esses compostos:
A de uma proposta não hormonal para retardar o crescimento dos pElos. Não teria portanto efeitos colaterais, pois teria só ação local.
O que penso sobre o assunto:
A ideia faz sentido, embora acredite que deveria existir um controle rigoroso dos produtos dessa categoria que passam por pouca fiscalização no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário