O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dicas para cuidar da pele com Dermatite Atópica


Compreendo sua impaciência, é angustiante ver uma criança se coçando por conta da dermatite. A criança se coça tanto que a pele pode sangrar. Numa crise, os pais passam parte da noite em claro junto com o filho. Mas mantenha-se calma que o problema costuma ter controle. Para isso, é crucial que a criança e sua família sigam algumas orientações sobre hábitos diários.
# Um ponto fundamental é manter a hidratação da pele. Pode parecer simples, mas não é. Atópicos têm pele naturalmente ressecada e, como num ciclo vicioso, o ressecamento aumenta a predisposição à dermatite.
Para isso, restrinja o contato com água quente e excesso de sabonete, que ressecam a pele. 
# O banho do seu filho deve ser curto, em torno de 5 minutos por exemplo. Use água morna ou fria e controle o uso do sabonete. Em momentos de crise o uso do sabonete deve ser ainda mais restrito: ensine-o a usar sabonete só nas mãos, pés, áreas íntimas, axilas, e, eventualmente, em outras áreas que tiverem se sujado. No resto da pele, só água. Se ele for tomar banho de banheira, misture um óleo de banho à água, ou então um punhado de maisena. Depois do banho, com a pele úmida, aplique um hidratante e reaplique ao longo do dia.
# Observe nas roupas e no pijama de seu filho qual o tipo de tecido ? Ao  invés dos tecidos sintéticos, prefira o algodão. E, como o suor agrava a dermatite, vista-o com roupas folgadas e arejadas que permitam a ventilação da pele. Evite a lã e, se não for possível, vista por baixo uma blusa de algodão. Corte as etiquetas das roupas, elas irritam a pele. Lave as roupas com sabão de coco, enxágüe bem e não use amaciante.
# O quarto da criança também deve adaptar-se à dermatite, pois pó e ácaros pioram a condição de pele. Remova tapetes, carpetes, bichinhos de pelúcia. Prefira persiana a cortina. Passe aspirador diariamente, tire o pó da colcha, do colchão, do travesseiro. Se as crises noturnas continuarem, revista o colchão e o travesseiro com plástico. Lençóis, fronhas e mesmo a colcha devem ser de algodão. Assim como na lavagem das roupas do corpo, também a roupa de cama deve ser lavada com sabão de coco e não se deve usar amaciante.
Quanto ao tratamento medicamentoso, os corticóides em creme são uma boa opção. Mas existem outros modos de se tratar a dermatite atópica, e a melhor indicação varia caso a caso, ficando a critério médico. Além dos corticóides, há os imunomoduladores em creme, que também podem ser usados no tratamento de manutenção. Ou ainda pode-se indicar um anti-histamínico por via oral. Além de diminuir a coceira, o anti-histamínico causa leve sedação, o que ajuda nas crises noturnas.

Por Dra. Mônica Linhares

Nenhum comentário: