O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








terça-feira, 21 de junho de 2011

Os mistérios da vitamina D

Há mais dúvidas do que certezas sobre a importância da vitamina D, mas o que se sabe de certo é que o consumo de cápsulas de vitamina D quase dobrou nos últimos dois anos.

De acordo com o Nutrition Business Journal, a venda de pílulas de vitamina D, que já é chamada de “o nutriente do ano”, cresceu 82% entre 2008 e 2009 nas farmácias americanas. Mas há indícios de que a corrida pela vitamina se deva a uma fé precipitada em estudos iniciais sobre o nutriente. Há mais dúvidas do que certezas sobre a importância do nutriente.
O que está comprovado sobre a vitamina D é sua importância na saúde dos ossos. Ela controla a absorção de cálcio. Quando está abundante no sangue, participa da fixação de cálcio no esqueleto. Quando falta, faz o contrário: retira cálcio dos ossos e os enfraquece. Se essa deficiência perdura, o futuro pode trazer a osteoporose.
A maior parte da vitamina D usada pelo corpo humano é sintetizada na pele, pelo contato com a luz do sol.

A falta que ela faz a saúde dos ossos justifica a preocupação com os níveis de vitamina D no organismo.
A vitamina D mantém os níveis de cálcio e fósforo do sangue normal. Na falta dela, o cálcio é retirada do osso, por isso esta associada à osteoporose nos idosos.

Suspeita-se que a vitamina D possa ser coadjuvante no tratamento do diabetes, pois estudos mostram que ela aumenta a sensibilidade á insulina sem aumenta sua secreção.

A deficiência grave em adultos causa fraqueza nos ossos e músculos próximos e fraturas freqüentes. Em crianças, a deficiência de vitamina D pode resultar em raquitismo, que provoca deformidades ósseas.

Outros estudos inconclusivos associaram a deficiência de vitamina D á incidência de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Ainda não se demonstrou que ingerir mais vitamina é uma medida preventiva.

Para esclarecer as dúvidas, segue um breve questionário:

Como obter mais?

A melhor fonte do nutriente na juventude é a pele.

Do sol

Quando os raios ultravioletas do sol atingem a pele, eles ativam os precursores de vitamina D existem nas células. Eles produzem a vitamina.

A exposição à luz solar por até 30 minutos três vezes por semana, fornece para a maioria das pessoas a quantidades necessária de vitamina D.
Nos alimentos

A vitamina D está presente em alimentos como óleos de salmão, atum e sardinha, gema de ovo e fígado, mas é improvável suprir nossas necessidades só com esses alimentos. Alimentos processados e fortificados com o nutriente ajudam, mas não resolvem.
Em Cápsulas

Está comprovado que cápsulas em doses baixas (200 a 600 UI) aumentam a vitamina D circulante no sangue e a tornam mais disponível para as células do coro. Mas há dúvidas sobre as vantagens das doses acima de 1.000 UI. A ingestão diária máxima recomendada é de 4.000 UI.


Foto: Divulgação de Internet

Nenhum comentário: