A acne é uma doença de pele que causa a formação de espinhas, cravos e lesões vermelhas inflamadas (pápulas, pústulas e cistos). Essas formações são normalmente chamadas de "espinhas".
Conhecer o seu tipo de pele é importante para prevenir este problema, que acomete 90% dos adolescentes e 50% da população adulta.
Espremer a região inflamada sem o devido cuidado pode ser perigoso, por espalhar bactérias para uma área maior. Os micro-organismos das mãos e unhas podem contaminar a pele e daí o problema se agravar.
Alterações hormonais na adolescência, genética, clima e ansiedade são algumas causas frequentes do problema. Quanto aos alimentos, nenhuma pesquisa ainda conseguiu provar que têm a capacidade de agravar esse distúrbio. O recomendado é prestar atenção nos produtos que podem desencadear uma reação e evitá-los.
Lavar o rosto com sabonete e usar esfoliantes para reduzir a oleosidade da pele é uma boa opção contra a acne. A melhor limpeza é a que retira manualmente os cravos. Vaporizadores e sugadores ajudam a abrir os poros, mas não a eliminar os pontos pretos. O uso de cosméticos, remédios com vitamina B, xaropes para tosse, corticoides e anabolizantes podem provocar ou acentuar o problema. Se este problema incomoda você procure acompanhamento profissional, há tratamentos disponíveis e com preços acessíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário