O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cuidados com Cabelos Crespos e de Cor !






Cuidados diários e semanais para as mulheres negras e com cabelos cacheados podem incluir penteados, relaxamento, permanentes, coloração, trança, ou prancha quente. A umidade compromete a integridade dos penteados, o que pode levar algumas mulheres a evitar o contato com a água, umidade e suor, todos os ingredientes que são uma tortura  para muitas pessoas.No  Rio de Janeiro,essa queixa é freqüente e acontece o ano inteiro !

Na minha clínica, muitas mulheres negras são vistas com  doenças do couro cabeludo, como alopécia cicatricial, foliculite, a ruptura do cabelo e seborréia. No entanto, eu também faço questão de saber como é a  prática de cuidado do cabelo de cada uma de minhas pacientes. Se as preocupações para o cabelo torná-los menos propensos a nadar ou suar, eu devo lembrá-los de que as práticas adequadas para o cuidado do cabelo podem minimizar  doenças do couro cabeludo e queda de cabelo, e que elas não precisam evitar exercícios ao ar livre quando o tempo é úmido.
Os cuidados que você deve ter com o cabelo no verão ou dias ensolarados   são os mesmo  que em outras épocas do ano, incluindo adequada hidratação do cabelo antes e após os tratamentos;minimizar  o tempo entre os tratamentos químicos;não colorir e quimicamente relaxar o cabelo ao mesmo tempo;evitando pentes quentes  e secadores  quentes, e tratar qualquer inflamação do couro cabeludo o mais precoce possível  e de forma agressiva.

No entanto, o verão é um grande momento para cortar e pentear o cabelo com cachos naturais, se possível, porque o calor e a umidade com práticas de estilo duras podem quebrar o cabelo e levar a danos irreversíveis do eixo do cabelo.

Outras dicas para ajudar a controlar os cabelos nos meses de verão e úmidos incluem shampoos livre de sulfato no lugar de shampoos regulares. Entre as lavagens, um shampoo a seco aplicado na raiz do cabelo é uma ótima alternativa para lavar o cabelo depois da praia ou após o exercício. Shampoos secos são amplamente disponíveis e quando usados diariamente ajudam a absorver sujeira , óleo e produtos químicos de cabelos que foram aplicados. Após a lavagem, eu aconselho os pacientes a aplicar um condicionador leave-in para cabelo úmido ou seco. Estes condicionadores protegem a fibra do capilar dos danos químicos. 
Antes dos exercícios, prenda o cabelo e faça um rabo de cavalo ou torção francesa pode ajudar a proteger o cabelo do suor. Se os pacientes relatam que o seu cabelo está começando a quebrar, aconselhá-los a minimizar o estilo relaxante e calor e escolher voltas soltas e suaves, tranças soltas. Finalmente, a aplicação de um Serum  ou "loção suavizante ", com ingredientes como óleo de argan ou óleo mineral ajudam o cabelo antes de penteados e  podem ajudar a  mante- los mais lisos. Máscaras, fly-aways e cremes anti- frizz são recomendados. 

Dra. Mônica Linhares , em consultório particular no Rio de Janeiro,RJ Brasil 

Nenhum comentário: