Pelo menos um terço das brasileiras sofre com varizes. Os primeiros microvasinhos podem surgir ainda na adolescência. As varizes surgem devido à má circulação de sangue. A pressão sobre as pernas pode ocasionar o rompimento de alguns vasos condutores de sangue, formando as marquinhas vermelhas.
O uso de anticoncepcionais e o sedentarismo também estão entre as causas das varizes. O ideal é tratá-las logo que aparecem, para evitar que elas cresçam e fiquem sobressalentes. Para preveni-las, é bom fazer exercícios de baixo impacto, como uma caminhada leve, que ativa a circulação e ajuda a manter a forma. Bicicleta, natação e hidroginástica são outras boas opções.
O sol também é um inimigo das marquinhas. Além de ressaltá-las, o calor dilata os vasos sanguíneos, aumentando a pressão na área. Sauna e banhos muito quentes também não são recomendados.
E para amenizar as varizes que já apareceram, o ideal é a drenagem linfática. Ela ativa a circulação, desintoxica o corpo, alivia a pressão (porque ela elimina a retenção de líquidos) e melhora a textura da pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário