O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Acidentes com animais aquáticos? Saiba o que fazer


O verão, mesmo com todos seus percalços e as altas temperaturas, é a estação mais esperada pela maioria das pessoas. E claro, sol, praia e mar também acompanham a temporada. Para quem adora dar um mergulho, é preciso prestar atenção também aos bichinhos que moram na água a fim de evitar acidentes. Hoje, vamos conhecer quais são os animais que podem dar dor de cabeça na hora de aproveitar o verão e os cuidados para com eles.

Acidentes por animais aquáticos não é coisa de outro mundo. Os principais causadores são os ouriços-do-mar, cnidários (águas vivas, anêmonas e corais), peixes venenosos e traumatizantes de várias espécies.


Os cnidários, por exemplo, apresentam tentáculos cujos cnidócitos (cauda) contêm peçonhas neurotóxicas e cardiotóxicas, ou seja, prejudiciais aos sistema nervoso e ao coração , além de poder causar quadros alérgicos. Manifestações clinicas: Dor intensa local, por vezes irradiada e dermatite linear urticariforme que reproduz o formato dos tentáculos. Há possibilidades de surgirem fenômenos respiratórios asmatiformes, ou seja, semelhantes à asma e arritmias cardíacas. 

O ouriço-do-mar, por sua vez, pode apresentar espículas (pequenos espinhos) no local traumatizado. A não retirada imediata destas espículas causa granulomas de corpo estranho que se manifestam por nódulos duros de superfície hiperqueratósica, ou seja, endurecida, cuja única solução é a cirurgia. 



Entre os peixes peçonhentos, os bagres marinhos e fluviais são os que provocam acidentes, com ferrões peçonhentos e serrilhados localizados nas nadadeiras dorsal e peitorais. Possível complicações destas lesões é que com perfurações e lacerações, podem-se desenvolver infecções fúngicas e bacterianas. 


A dor provocada por água-viva (cnidários) pode ser controlada com compressas de água marinha gelada ou Cold Park recobertos aplicados na pele alternados com compressas de vinagre. Cuidados e atenção devem ser dados para não aplicar água-doce porque aumenta o envenenamento. Se forem observados arritmias cardíacas ou fenômenos respiratórios, recomenda-se atendimento de urgência pois pode haver choque cardiogênico, ou seja, um mal funcionamento do coração. O uso de Verapamil IV é indicado quando ocorre arritmia. 


Em caso de acidentes com ouriço-do-mar, o correto é que as espículas sejam retiradas em ambiente hospitalar. Infelizmente, não existe no Brasil  qualquer soro antiveneno para nenhum tipo de peixe. Dessa forma, só é possível tratar dos sintomas do acidente. A medida mais efetiva é a imersão do ponto de comprometimento em água quente, mais tolerável, por 30 min a 90 min.

Identificação e tratamento de acidentes por animais aquáticos no Brasil

Ferimentos Puntiformes: Ferrão / espículas presentes no local/ espículas raramente presentes.
Possível causadores: bagres marinhos e fluviais,ouriços- do- mar,peixe- escorpião ( mangangá),peixe- sapo(niquim).
Condutas:

  • Imersão em água quente ( testar com a mão) por 30 min a 90 min ( cerca de 50º C )
  • Infiltração anestésica local 
  • Retirada de espículas ou fragmentos de ferrão ou epíteto glandular 
  • Exame radiológico: persistência de sintomas em fases tardias. 
  • Realização da profilaxia do tétano;

Erupção cutânea
Manifestações clínicas: Placas urticariformes, edema, eritema, vesículas , necrose, Eczema
Possíveis causadores: Águas- vivas; caravelas, corais , anêmonas , espojas, vermes marinhos, pepinos-do-mar.
Condutas:
  • Lavagem do local ou realização de compressas com água do mar gelado.
  • Aplicação de vinagre( lavar o local e fazer compressas de vinagre). 
  • Analgesia ( dipirona 1 ampola IM).

Ferimentos Lacerados: Bordas cianóticas ou pálidas/ Fragmentos de ferrão / laceração simples
Possíveis causadores: Arraias marinhas e fluviais, Bagres marinhos e fluviais; cações, barracudas, pintados, piranhas, trairás outros peixes .
Condutas:
  • Lavagem intensiva e exploração cirúrgica.
  • Antibioticoterapia;
  • Prevenção do tétano 

Nenhum comentário: