O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sábado, 3 de maio de 2014

Radiação Solar - Efeito sobre a pele


O Sol é de extrema importância em nossa vida, para nossa saúde física e até mental, pois proporciona sensação de bem-estar, prazer e alegria. E quem não gosta de aproveitar aquele “solzinho”, caminhar ao ar livre, praticar esporte, curtir uma praia e pegar um bronzeado?

Mas, com a exposição excessiva ou sem a devida proteção também pode causar danos à pele devido aos raios UVA, UVB e IV(infravermelho). As radiações UVB, UVA e IV atingem a pele em diferentes níveis, causando danos em maior ou menor grau.

Vamos entender um pouco mais sobre os tipos de radiação:

  • UVB: Atinge a pele superficialmente e é a principal responsável pela vermelhidão que aparece após a exposição ao sol. Está relacionado às queimaduras solares.
  • UVA: penetra mais profundamente na pele do que a radiação UVB. É a principal responsável pelo envelhecimento precoce e pelo bronzeamento da pele após a exposição ao sol.
  • IV: Pode aumentar os efeitos danosos das radiações UV, facilitando o aparecimento do câncer de pele. A radiação infravermelha é a responsável pela sensação de calor na pele exposta ao sol.

 A radiação IVA representa 54% de toda radiação solar , penetrando mais profundamente na pele do que os raios UVA e UVB.

Estudos comprovam que a radiação IVA: 
- Contribui para a formação de radicais livres na derme.
- Aumenta a expressão de metaloproteínase - 1 ( MMP - 1) 
Para proteção eficaz contra a radiação IVA é necessário utilizar diariamente um antioxidante tópico.



Ao longo da vida, as exposições repetidas ao sol exercem efeito sobre a pele de forma cumulativa, provocando danos ao DNA celular, alterações no colágeno e elastina, e distúrbios na pigmentação. Este dano irá se manifestar no decorrer dos anos, trazendo todas as características da pele “fotoenvelhecida”.

Enquanto somos jovens, a pele possui mecanismos que corrigem o dano solar, não permitindo o surgimento das alterações causadas pelo sol. No entanto, o efeito se acumula e mais tarde os mecanismos de defesa não conseguem mais reverter o mal causado à pele. Para perceber a ação do sol no envelhecimento cutâneo compare a pele da face, do colo ou do dorso dos braços, que recebem maior exposição solar, com a pele da axila, que fica escondida do sol.

Além de causar o envelhecimento cutâneo, as queimaduras solares repetidas e frequentes deixam a pele mais predisposta ao surgimento do câncer, especialmente em indivíduos de pele clara (fototipos I e II). A radiação ultravioleta do sol, além de alterar o código genético das células, inibe mecanismos de defesa que nos protegem contra o câncer de pele.

A principal forma de prevenir o envelhecimento da pele é a proteção solar, que deve ser iniciada na infância. A educação desde cedo cria o hábito saudável da proteção solar, que deve continuar por toda a vida, prevenindo o envelhecimento cutâneo e o surgimento do câncer de pele.


Fonte: Holzer,A et al.J Invest Dermatol.2010; 130: 1496-1499

Nenhum comentário: