O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sexta-feira, 8 de junho de 2012

Hemangioma: dicas, cuidados e tratamentos



O hemangioma é uma doença de características genéticas que está presente desde o nascimento e pode ser diagnosticado praticamente ao final do primeiro mês de vida. São geralmente manchas avermelhadas no corpo, principalmente na cabeça e no pescoço, provocadas por uma malformação nos vasos sanguíneos.

A pele é o órgão mais acometido, mas pode haver comprometimento sistêmico (fígado, pulmão, trato aéreo e digestivo e sistema nervoso central) Pode ser superficial (hemangioma plano), com pápulas, nódulos ou tumores de consistência firme e cor vermelho-viva. Na forma profunda, as lesões são cor-da-pele ou de tonalidade azulada e por vezes exibem os vasos de drenagem.

Dependendo do caso, há um retrocesso natural, mas na maioria das vezes as manchas duram a vida inteira. Entre os tratamentos possíveis, estão o uso de corticóides sistêmicos, corticóides tópicos e intralesionais. Recentemente têm sido estudados efeitos terapêuticos com uso de propanolol. Cirurgias podem ser realizadas nos hemangiomas de pequena extensão e fácil incisão, e também a crioterapia e o Pulse Dye Laser.

Se não for tratado, o hemangioma pode não desaparecer. Algumas maquiagens com efeito camuflagem têm bom resultado e auxiliam no disfarce. No programa Bem Estar, da Globo, a atriz Graziella Moretto mostrou o hemangioma plano que tem no rosto desde o nascimento, e os tipos de maquiagem que ela costuma usar para disfarçar a mancha.

Acima de tudo, a doença não é contagiosa e o paciente deve lutar contra o preconceito, mostrando que o hemangioma é uma condição genética cujos efeitos são apenas estéticos.

Nenhum comentário: