Se você faz uso de algum dos medicamentos abaixo ou entra em contato com algumas destas substâncias, atenção! Você pode acabar sensibilizando sua pele causando vermelhidão, manchas, inchaço e bolhas. Leia a bula dos seus medicamentos e fique de olho nas informações a seguir:
As substâncias psoralênicas são compostos encontrados frequentemente em frutos de rutáceas, particularmente limoeiros, leguminosas e moráceas. A reação mais comum é fotoxidade quando em contato com a pele e exposto ao sol (manchas, marcas de queimadura, entre outros).
O uso de medicação com sulfas pode causar fotoalergia. A sulfa é comumente encontrada em pomadas ou pós contendo compostos sulfamídicos, e os pacientes podem apresentar vermelhidão na pele após exposição solar e esta reação pode acontecer inclusive quando a luz atravessa o vidro da janela, por exemplo.
Quem usa diuréticos derivados de sulfonilamida, como clorotiazidas e hidroclorotiazidas, pode apresentar fotoalergia. O uso destas substâncias é muito comum em nosso meio, não só pelos pacientes hipertensos (que precisam realmente usar a medicaçãoo), mas por atletas e fisiculturistas que fazem uso desta para melhorar o rendimento e diminuir a retenção de líquidos. Nesses casos, é muito comum apresentar vermelhidão na pele mais precocemente do que em outros indivíduos.
Para os pacientes diabéticos ou com resistência insulínica, deve-se tomar atenção, pois o uso de sulfoniluréias (agentes hipoglicemiantes derivados de sulfa) produzem eritema (vermelhidão) e edema com formação de bolhas em áreas fotoexpostas. Os compostos mais comuns são tolbutamida e cloropropamida.
Substâncias como fenotiazídicos e anti-histamínicos (como tranqüilizantes) podem produzir fotoalergia. Os mais comuns são cloropromazina, meparazina, trimeprozina e prometazina (Fenergan).
A tetraciclina produz fotossensibilidade, assim como a doxaciclina e a oxitetraciclina. A griseofulvina pode causar quadro de fotossensibilidade, assim como os salicilanilidas e derivados. São substâncias usadas como bactericidas e antifúngicos em produtos dermatológicos ou de higiene pessoal.
E para quem acha que são muitas substâncias que causam fotoalergia e fotossensibilidade, aí vai mais uma que a grande maioria faz uso e não se dá conta, ou ainda não leu sobre os efeitos que ela pode causar. Exata substância é encontrada facilmente nas prateleiras do supermercados: são os ciclamatos e sacarinas (presentes nos adoçantes líquidos e em pó). Podem produzir eritema solar exagerado, e também erupções eczematosas.
Bom, se diante tudo isso você tem alguma duvida, a primeira atitude a tomar é não se expor ao sol exageradamente. E se você faz uso de alguma destas substancias NÃO se exponha ao sol, e se for o caso, troque de medicamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário