O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Medicamentos e substâncias que podem sensibilizar a sua pele no verão

Se você faz uso de algum dos medicamentos abaixo ou entra em contato com algumas destas substâncias, atenção! Você pode acabar sensibilizando sua pele causando vermelhidão, manchas, inchaço e bolhas. Leia a bula dos seus medicamentos e fique de olho nas informações a seguir:

As substâncias psoralênicas são compostos encontrados frequentemente em frutos de rutáceas, particularmente limoeiros, leguminosas e moráceas. A reação mais comum é fotoxidade quando em contato com a pele e exposto ao sol (manchas, marcas de queimadura, entre outros).


O uso de medicação com sulfas pode causar fotoalergia. A sulfa é comumente encontrada em pomadas ou pós contendo compostos sulfamídicos, e os pacientes podem apresentar vermelhidão na pele após exposição solar e esta reação pode acontecer inclusive quando a luz atravessa o vidro da janela, por exemplo.

Quem usa diuréticos derivados de sulfonilamida, como clorotiazidas e hidroclorotiazidas, pode apresentar fotoalergia. O uso destas substâncias é muito comum em nosso meio, não só pelos pacientes hipertensos (que precisam realmente usar a medicaçãoo), mas por atletas e fisiculturistas que fazem uso desta para melhorar o rendimento e diminuir a retenção de líquidos. Nesses casos, é muito comum apresentar vermelhidão na pele mais precocemente do que em outros indivíduos.


Para os pacientes diabéticos ou com resistência insulínica, deve-se tomar atenção, pois o uso de sulfoniluréias (agentes hipoglicemiantes derivados de sulfa) produzem eritema (vermelhidão) e edema com formação de bolhas em áreas fotoexpostas. Os compostos mais comuns são tolbutamida e cloropropamida.

Substâncias como fenotiazídicos e anti-histamínicos (como tranqüilizantes) podem produzir fotoalergia. Os mais comuns são cloropromazina, meparazina, trimeprozina e prometazina (Fenergan).

A tetraciclina produz fotossensibilidade, assim como a doxaciclina e a oxitetraciclina. A griseofulvina pode causar quadro de fotossensibilidade, assim como os salicilanilidas e derivados. São substâncias usadas como bactericidas e antifúngicos em produtos dermatológicos ou de higiene pessoal.

E para quem acha que são muitas substâncias que causam fotoalergia e fotossensibilidade, aí vai mais uma que a grande maioria faz uso e não se dá conta, ou ainda não leu sobre os efeitos que ela pode causar. Exata substância é encontrada facilmente nas prateleiras do supermercados: são os ciclamatos e sacarinas (presentes nos adoçantes líquidos e em pó). Podem produzir eritema solar exagerado, e também erupções eczematosas.


Bom, se diante tudo isso você tem alguma duvida, a primeira atitude a tomar é não se expor ao sol exageradamente. E se você faz uso de alguma destas substancias NÃO se exponha ao sol, e se for o caso, troque de medicamento.


Nenhum comentário: