O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dossiê: a pele e os hormônios


Além da alimentação e dos cuidados com a pele, os hormônios são outros fatores que influenciam a saúde da tez e um descontrole hormonal pode ocasionar sérios problemas. Hoje, vamos desvendar os principais problemas de pele relacionados aos hormônios, quais suas principais origens e como tratá-los.


Um dos grandes problemas que atingem os jovens que chegam a fase adulta é a acne de início tardio (como já falamos aqui).Uma das causas para o surgimento de cravos ou espinhas inflamadas que nunca haviam surgido antes são as mudanças hormonais, cistos no ovário ou até a gravidez. Um dos principais tratamentos inclui o uso de anticoncepcionais somente ou em conjunto com outras terapias. Tratamentos sistêmicos (uso de medicamentos orais com medicação tópica) a base de peróxido de benzoila ou de antibióticos ajudam a reduzir a quantidade de bactérias causadoras da acne.

Mulheres que sofrem com hirsutismo (excesso de pelos que nascem no rosto ou no corpo) também podem ter sido afetadas por um desequilíbrio hormonal. Uma das causas, todavia, se caracteriza como genética; outra causa se caracteriza pelo excesso de androgênio, hormônio masculino, no sangue. O tratamento visa ao uso de medicamentos anti-androgênico e cremes que possam retardar o nascimento dos pelos, particularmente no rosto.

Quanto às novas mamães, uma das maiores preocupações é o melasma, causada pela superprodução de melanina no rosto e que causa manchas escuras e amarronzadas na pele. Para camuflar o problema, muitas mulheres recorrem à maquiagem, o que pode superficialmente amenizar o problema. Os tratamentos podem incluir ácidos, como o retinóico, ou hidro-ácidos, que ajudam a remover as marcas escuras. O uso de protetor solar também é imprescindível durante o tratamento.

Já as mulheres mais maduras são atingidas pela perda de elasticidade na pele, causada pela baixa produção de colágeno e pelo aumento da sensibilidade, causado pela baixa produção de estrogênio. As opções de tratamento incluem também ácidos, alfa-hidroácidos, antioxidantes ou péptidos. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Dra. muito interessante a matéria, assim como todas as outras.
O anticoncepcional pode ajudar a diminuir os pêlos ou ele atrapalha?