O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sábado, 26 de dezembro de 2015

Picada de Cobra. Saiba o que fazer !




É época de férias e nada mais importante para você dar atenção do que sua saúde .
Apreenda como lidar com a picada de cobra em caso de um acidente.

Existem cerca de 260 espécies de serpente conhecidas no Brasil. Destas, 40 são capazes de envenenar pessoas e animais. Os venenos de cada espécie  de cobra são bem diferentes. Por isso, a picada de cada cobra causa  diversos sintomas . Desde de um leve dor até um choque anafilático e paralisia respiratória que pode levar a morte em segundos. Para cada um desses venenos, há um soro. O mais  é importante saber direito qual cobra deu a picada.Então em caso de picada o ideal é capturar a cobra e levar junto ao pronto socorro. Dificilmente sabemos distinguir a espécie.

A picada das corais verdadeiras (Micrurus sp.) é mortal. O veneno delas paralisa o músculo do diafragma, impedindo a respiração da vítima. Entretanto, elas não são agressivas. São responsáveis por apenas 0,4% dos acidentes por serpentes peçonhentas no Brasil. Existem espécies de cobra coral não peçonhentas (Erythrolamprus sp., Oxyrhopus sp. e Anilius sp.). As corais falsas – como são chamadas popularmente – são tão parecidas com sua “parente” mais famosa, que se avistar uma cobra colorida, com anéis vermelhos, negros e brancos, é melhor não arriscar e sair de perto .Os anéis coloridos das corais falsas não contornam o corpo todo.



Os sintomas dos venenos da Jararacuçu (Bothrops sp.) e da Sururucu  (Lachesis sp.) são bem parecidos. Causam sangramento, inchaço e destroem os tecidos na região da picada. A Jararacuçu é responsável por 90% dos envenenamentos por cobra no Brasil. É de longe a cobra que mais pica seres humanos no país.  Por outro lado, não existem muitos relatos de picadas de surucucu. Isso ocorre porque essas serpentes são encontradas apenas em florestas e, portanto, têm menos contato com o homem.

A Cascavel  (Crotalus sp.) é famosa por seu chocalho. Localizado na ponta da cauda, o chocalho serve para avisar que está por perto e espantar os inimigos.Ela é formado aos poucos: a cada troca de pele, a cascavel mantém um pouco dela amarrada na ponta. Com o tempo, esses pedaços de pele viram guizos que fazem o famoso barulho de chocalho desta cobra. O veneno da cascavel provoca visão dupla e paralisa os músculos da vítima podendo levar a morte.

O que fazer em caso de picada ?

Se você for picado por um animal peçonhento, a solução é ir ao posto de saúde o mais rápido possível para receber soro. Mas não é qualquer soro,  para cada serpente peçonhenta e para aranhas e escorpiões.

Para tratar a picada da cobra coral é preciso aplicar o soro antielapídico, e de uma cascavel o anticrotálico. Se o veneno for de jararacuçu, o soro certo é antibotrópico. Mas se for de uma surucucu deve-se usar o antilaquético.

Nenhum comentário: