O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sexta-feira, 3 de agosto de 2012

6 Perguntas sobre transpiração



É fato que a transpiração nos incomoda, principalmente no calor. Por isso, é comum passar pela nossa cabeça a pergunta “Por que ela existe? Para que serve?”. A vontade é de se livrar desse transtorno para sempre, mas saiba que ela é uma ação importante do nosso organismo, e necessária para manter a nossa temperatura regulada. Veja a seguir 6 perguntas comuns sobre a transpiração e as suas respostas:

1- POR QUE COSTUMAMOS TRANSPIRAR MAIS QUANDO ESTÁ CALOR?

Porque uma das funções da transpiração é regular a temperatura do corpo. Ou seja, no calor, o organismo secreta mais suor para manter-se em equilíbrio. Mas outros fatores também podem aumentar a quantidade. Estamos falando de situações de ansiedade e de tensão, de algumas doenças, como o hipertireoidismo, e do uso de certos medicamentos, como os antidepressivos.

2- COMO ESCOLHER UM DESODORANTE?

A maioria combina dois tipos de princípios ativos, os derivados de alumínio (cloridróxido de alumínio), que são capazes de controlar a saída do suor para a superfície da pele. Tem também o triclosan e o pindolato de zinco, agentes antibacterianos que combatem o mau cheiro. Você pode ainda escolher a fragrância que mais lhe agrada (e que dá uma força na hora de disfarçar o odor) ou produtos com substâncias calmantes e hidratantes, que ajudam a diminuir a irritação na pele das axilas.

3- O ANTITRANSPIRANTE FAZ MAL?

Não. Segundo os dermatologistas, o cloridróxido de alumínio, principal ativo antitranspirante, não causa câncer ou entope os poros. Tanto que o FDA, órgão que regularmente medicamentos e cosméticos nos Estados Unidos, libera os produtos que contêm essa substância numa porcentagem menor que 15%. Nem sempre dá para ver essa informação no rótulo, mas a maioria dos produtos segue a norma.

4- A ALIMENTAÇÃO INFLUI NO SUOR?

Alguns hábitos alimentares podem, sim interferir no suor. É o caso do consumo exagerado de café ou chá que contenha cafeína. Eles influenciam na liberação da adrenalina, hormônio que aumenta a transpiração. Já comer alho em excesso e fumar costumam alterar o cheiro do suor.

5- DÁ PARA EVITAR O MAU CHEIRO?

Isso costuma acontecer porque as bactérias que vivem sobre a pele se “alimentam” da secreção da transpiração, causando o mau cheiro. Vale lançar mão de cremes e sabonetes com ação antibacteriana. Se o sintoma persistir, o melhor é procurar um dermatologista.

6- EXISTEM PESSOAS QUE TRANSPIRAM EM EXCESSO?

Há uma estimação que 2% da população sobre a hiperidrose, nome médico para o problema. Um dos tratamentos indicados hoje em dia é a toxina botulínica, mesma substância usada para combater as rugas. Ela impede que o impulso nervoso envie mensagem às glândulas sudoríparas para produzirem o suor. O método não é definitivo, mas dura, em média, seis meses. Além disso, existem outros procedimentos, dos quais eu já falei aquino blog. Cabe decidir em conjunto com o dermatologista, qual será o melhor para o seu caso.

Nenhum comentário: