O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atenção ao uso de cosméticos!



Se você sente algum desconforto, coceira, vermelhidão ou sensibilidade ao aplicar um cosmético, cuidado! Você pode estar desenvolvendo um quadro de dermatite alérgica por cosméticos.

A dermatite de contato alérgica por cosméticos é uma causa comum de queixa aqui no consultório, sobretudo em profissionais que manipulam os produtos que recebem para teste ou cortesia.

Mesmo produtos como hidratantes, protetores solar, perfumes e outros produtos usados na pele podem provocar reação alérgica. Em geral, a alergia dos cosméticos é causada pelos perfumes colocados nesses produtos. Deve-se incluir nesta lista também os desodorantes como causadores de alergia.

Os principais sensibilizantes são as substâncias BHT e trietanolamina, tioglicolato de amônia, ácido ascórbico (vitamina C), 08 tonsilamida e 06 germal. Em palavras mais simples, deve-se ficar atenta aos conservantes, que são colocados nos produtos para prevenir que se contaminem com bactérias.

Os sintomas são de coceira, vermelhidão no local, muitas vezes com descamação e até mesmo bolhas. Em geral, a pessoa percebe a irritação quando muda para um novo cosmético, mas nem sempre é possível saber o que está provocando a alergia, principalmente se a pessoa usa vários produtos diferentes.

Quando houver dúvida em se detectar qual é o agente que está provocando a alergia, o melhor jeito é fazer um teste alérgico, colocando-se todos os possíveis alérgenos em contato com a pele, em forma de emplastro, para ver qual é o causador do problema. Sabendo-se qual é o causador da alergia, a melhor forma é não usar qualquer produto que contenha aquele agente. Fique algum tempo sem usar nenhum produto para depois testar um outro cosmético.

Para tratar o problema em si, recomenda-se cremes a base de corticoides, sendo que para a região dos olhos deve-se usar uma fórmula bem mais fraca, pois é uma região bem sensível.

Nenhum comentário: