O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conheça as Queratoses Actínicas e os seus tratamentos



Indivíduos de pele clara submetidos à exposição solar crônica são parte significativa da população brasileira acometida pela queratose actínica e neoplasias cutâneas (tumores).

A queratose actínica ou ceratose actínica é uma feridinha áspera, de cor avermelhada ou esbranquiçada, que não sara nunca. A maioria das pessoas procura o dermatologista para removê-la apenas por questão estética. Nem desconfia que aquela lesão, aparentemente inofensiva, pode um dia se transformar em câncer de pele.

Normalmente ela aparece em áreas expostas do corpo, como rosto, colo,  antebraços e  mãos. Em homens calvos pode ocorrer no couro cabeludo. Pode ser uma lesão única e isolada, mas normalmente é múltipla, acometendo toda uma área com exposição excessiva ao sol.  As queratoses actínicas são consideradas pré-cancerosas. A chance delas um dia virarem carcinoma de pele é de 20%.

Há diversa modalidades terapêuticas eficientes para tratar as queratoses. Entre os procedimentos cirúrgicos estão: crioterapia, o uso de ácido tricloroacético, laserterapia, eletrocoagulação, shaving (raspagem) e excisão com sutura.

Terapias não cirúrgicas também estão disponíveis e podem tratar áreas mais amplas como: terapia fotodinâmica, imiquimod, 5- fluorouracil, diclofenaco, tretinoina tópica, masoprocol e colchicina, peelings médios, resurfacing a laser e dermoabrasão.

Quando as queratoses são numerosas, pode ser mais prático passar um creme (tratamento não cirúrgico) em toda a área afetada (todo o couro cabeludo por exemplo) do que tratar as lesões uma a uma. O tratamento com cremes é feito em casa e dura algumas semanas.

O melhor tratamento varia caso a caso e depende da avaliação do dermatologista. O importante é saber que não dá para deixar uma queratose actínca se desenvolver sem tratamento.

Nenhum comentário: