O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








segunda-feira, 16 de julho de 2012

Saiba tudo sobre o vitiligo



O Vitiligo e uma doença adquirida que se caracteriza pela destruição seletiva de melanócitos, que leva a despigmentação da pele, mucosas, cabelos e pelos. Caracteriza-se pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em certas áreas do corpo, gerando manchas brancas nos locais afetados. 

Nao há preferência de sexo ou raça e pode surgir em qualquer idade, mas 50% dos casos iniciam antes dos 20 anos. Em 30% dos doentes tem história familiar.

O vitiligo não tem causa definida. Há relatos de estar associado a algumas doenças autoimunes, como diabetes e doenças da tireóide, alopecia areata, nevo halu, lúpus eritematoso, endocrinopatias, entre outras.

É mais comum o surgimento das lesões em áreas de atrito, atingindo principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés). Ele pode ser focal, segmentar, generalizado e universal. É uma doença frequente e existem diversos tratamentos, mas nenhum deles é totalmente eficaz em todos os casos.

Primeiramente aparecem manchas brancas e bem delimitadas espalhadas pelo corpo. Não há como prever a surgimento e a evolução da doença podendo ocorrer, em um mesmo paciente, regressão de determinadas lesões enquanto surgem outras. É uma doença puramente estética, não causando nenhuma complicação à saúde.

O diagnóstico de vitiligo é clínico, isto é, o médico deve examinar as lesões e pedir exames laboratoriais para determinar se o paciente é mesmo portador de vitiligo e se existem outras doenças associadas. Algumas manchas brancas podem ser provocadas pelo sol ou por micoses e não constituem lesões de vitiligo.

Combinações de modalidades são indicadas, e envolvem aplicações de pomadas à base de corticóides, loções e fototerapia (exposição ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes). Mas a repigmentação completa nem sempre é obtida. Quando o processo afeta mais de 50% do corpo a opção de tratamento pode ser a despigmentação total da pele.

É muito importante levar em conta que o estado psicológico do paciente, visto que fatores emocionais podem agravar o aparecimento e evolução das lesões.

Recomendações

* Procure um dermatologista para diagnóstico e tratamento, se notar o aparecimento de mancha branca na pele. Não há como prevenir as lesões de vitiligo ou a progressão da doença;
* Tome sol com cuidado, por períodos curtos, usando protetor solar, evitando a exposição entre 10h e 16h;
* Reaplique o protetor solar a cada duas horas, especialmente se estiver na praia ou na piscina;
* Hidrate a pele normalmente. O portador de vitiligo não precisa de
hidratantes nem sabonetes especiais.

Informe – se. Cuide da sua pele com carinho.

Nenhum comentário: