O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Cortisol e a pele



O cortisol é um hormônio essencial para a vida e sua principal função é garantir o suprimento de glicose, que faz as células funcionar adequadamente. Ele também inibe algumas defesas do organismo – por esse efeito os “corticóides” são utilizados em doenças em que o nosso sistema imunológico está atuante demais (doenças autoimunes), como os reumatismos e as alergias.

Mas o cortisol também traz o acúmulo de gordura intrabdominal, em torno de nossos órgãos (deixando a barriga saliente), que é associada com eventos cardíacos precoces, como infarto e isquemia cerebral.

A falta de sono e o estresse fazem aumentar a liberação de cortisol que, em excesso, aumenta os níveis de açúcar no sangue. Na pele acontece um processo chamado glicação. A glicação danifica o colágeno, fazendo com que a pele se torne rígida, aumentando as linhas e rugas. Além de causar a glicação, o cortisol também diminui a produção de ácido hialurônico, que é um hidratante natural da nossa pele. Ou seja, a pele ficará mais ressecada e com menos proteção.

Quando estamos sob estresse também ativamos a produção de cortisol. E o cortisol, por sua vez, ativa as glândulas produtoras de oleosidade. Essa é a ligação entre cortisol e acne. Assim, quem tem pele oleosa ou com tendência a espinhas piora em momentos de nervosismo.

Quando em excesso, o cortisol provoca olheiras devido a retenção de líquidos,  e ainda deixar a pele mais propensa para o aparecimentos de manchas e mais ressecada. Por isso, em doses certas o cortisol pode beneficiar a pele, mas em desequilíbrio, pode alterar a pele e o metabolismo, resultando até em problemas de saúde mais graves, como a osteoporose e a diabetes.

Nenhum comentário: