O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cuidados e prevenção da psoríase com selênio



Segundo um estudo norte-americano divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, pessoas que sofrem com psoríase estão mais propensas a desenvolver problemas cardiovasculares, como infarto, derrames e aterosclerose.

A Psoríase manifesta-se, basicamente, por lesões que fazem a pele descamar e formar uma espécie de relevo avermelhado. As áreas de atrito, como cotovelos e joelhos, são foco do problema, que também pode aparecer no couro cabeludo, palmas e plantas das mãos e dos pés e nas unhas.

A psoríase não é uma causadora dos problemas cardiovasculares, mas torna-se um fator de risco semelhante ao tabagismo. Entre os tratamentos disponíveis para o controle da doença, descobriu-se que o selênio era um grande aliado.

De acordo com os estudos, a deficiência em selênio pode ser um fator para o desenvolvimento da psoríase. Portanto, o consumo desse mineral pode ser um bom preventivo, e também atuar no controle da manifestação da doença.

O selênio possui propriedades antiinflamatórias e antiproliferativas. Quando combinado com a vitamina E (que também é antiinflamatória), tem se mostrado eficaz como detentor do desenvolvimento da psoríase.

Entre os alimentos ricos em selênio estão o germe de trigo, cereais integrais, couve, cebola, mariscos, peixes e a castanha-do-pará, que ficou famosa pelo alto teor do mineral, que fortalece o sistema imunológico. Uma castanha-do-pará por dia supre todas as necessidades de selênio do organismo.

Vale lembrar que os portadores de psoríase devem seguir tratamento não só com dermatologista, mas também com um nutricionista, que criará um plano alimentar de forma a frear o desenvolvimento da doença.

Nenhum comentário: