O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Avanços no tratamento do melasma



Melasma é um distúrbio pigmentar que se manifesta com alterações hiperpigmentadas e manchas na face. Afeta mais comumente as mulheres em idade reprodutiva, com tons de pele mais escura, mas também pode afetar adolescentes, mulheres mais velhas e homens.

Embora sua patogênese ainda não esteja clara, fatores de risco conhecidos incluem radiação ultravioleta, as variações hormonais da gravidez, doenças da tireóide, contraceptivos orais e medicamentos anticonvulsivantes. A hidroquinona tópica é o padrão atual de tratamento do melasma, mas a preocupação sobre os efeitos colaterais e segurança a longo prazo têm estimulado esforços para desenvolver opções alternativas de tratamento.

Entre os tratamentos alternativos estudados, estão terapias tópicas e peelings químicos. O uso de ácidos como o mandélico e o kójico também estão sendo utilizados para tratar o melasma. O peeling de ácido mandélico é bastante seguro, pois não é fotossensível e pode ser usado em todos os tipos de pele. O ácido kójico também pode ser usado durante o dia, e está presente em muitos clareadores para uso caseiro (complementando o tratamento em clínica). Ele age sobre a pele inibindo a ação e a produção da melanina.

Para todos esses tratamentos, é necessária antes uma avaliação prévia em consultório, onde o doutor irá observar o grau do melasma e a melhor substância despigmentante a ser utilizada, assim como a concentração dos agentes clareadores. Nunca utilize produtos clareadores por conta própria, pois podem causar outros problemas à sua pele.

Nenhum comentário: