O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fatores que envelhecem os cabelos



Os cabelos envelhecem acompanhando o ritmo do envelhecimento da pele. Assim os cabelos podem envelhecer de duas maneiras. A primeira, chamada de cronológica, é aquela em que o envelhecimento segue o envelhecimento corporal, causado pelo tempo, que é determinado por fatores genéticos, hereditários e constitucionais.

A outra forma de envelhecimento é causada por agentes externos, como poluição, cigarro, o sol e tratamentos químicos aos quais os cabelos são submetidos. Existem mais diferenças entre as raças do que entre os sexos. Os cabelos das pessoas brancas envelhecem mais cedo; das pessoas da raça amarela, numa velocidade intermediária; e os das pessoas negras, mais lentamente.

Os fatores externos que contribuem para o envelhecimento dos cabelos são: expor-se ao Sol, submeter-se a tratamentos químicos com muita frequência (por exemplo, submeter-se a alisamentos ou permanentes toda semana), o hábito de fumar e expor-se exageradamente à poluição.

A poluição e o tabaco causam a diminuição da luz dos vasos que nutrem os cabelos, fazendo que cheguem menos nutrientes, o que causa o envelhecimento precoce da cabeleira. Esse processo pode ser adiado com o uso de produtos adequados para hidratar e proteger contra os raios ultravioleta, melhorar a nutrição e retardar o envelhecimento. Outra alternativa é usar com parcimônia tratamentos químicos agressivos, para ter um cabelo mais saudável.

Infelizmente, não há estudos comprovando que produtos tópicos com adição de vitaminas ou sais minerais apresentam penetração nas camadas mais profundas da pele, especialmente na derme, onde estão as matrizes dos fios. Portanto, esses ativos mostram-se inócuos quando são acrescentados a shampoos ou condicionadores. Até onde se sabe, o único tratamento para a canície é a tintura. Temporária, semitemporária ou definitiva, a tintura tenta devolver aos cabelos a cor que eles tiveram um dia.

Outra alternativa é fazer aplicações de queratina nos fios, com a intenção de aumentar sua espessura.Um procedimento ainda controverso é o uso do hormônio do crescimento (GH) injetável, que teria como efeito o rejuvenescimento geral do corpo e especificamente dos cabelos, devolvendo-lhe a cor e aumentando a espessura dos fios. É claro que, como esse é um medicamento, só deve ser utilizado com orientação médica especializada.

A maneira mais natural de manter os cabelos saudáveis e retardar seu envelhecimento é manter uma dieta equilibrada. Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, a vitamina A não melhora a condição dos cabelos e seu excesso pode até fazer os fios caírem mais rapidamente. Uma dieta adequada, rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B é, ainda, o melhor caminho para a manutenção da saúde e da qualidade dos fios. Todos esses elementos suprem as necessidades nutricionais dos cabelos.

Nenhum comentário: